Esta classificação não é restrita, mas normalmente dividimos os tratamentos ortodônticos em três tipos principais: Preventivo, Interceptativo e Corretivo.
Tratamento Preventivo:
Objetivo: Evitar o desenvolvimento de problemas ortodônticos futuros.
Quando é realizado: Geralmente em crianças pequenas, durante a dentição decídua (dentes de leite) ou dentição mista (quando a criança possui dentes de leite e permanentes).
Exemplos: Uso de mantenedores de espaço após a perda precoce de dentes decíduos, orientação de hábitos orais (como sucção de dedo), supervisão do crescimento e desenvolvimento dos dentes e ossos faciais, extração de dente decíduo retido.
Tratamento Interceptativo:
Objetivo: Interromper ou minimizar a progressão de problemas ortodônticos já identificados.
Quando é realizado: Normalmente durante a dentição mista (quando a criança possui dentes de leite e permanentes).
Exemplos: Expansão da maxila para corrigir mordida cruzada, uso de aparelhos ortopédicos para guiar o crescimento ósseo, e extração seletica de dentes para prevenir apinhamento, correção do desvio de rota de erupção com tracionamento dentário, aparelho para correção de mordida aberta.
Tratamento Corretivo:
Objetivo: Corrigir problemas ortodônticos já estabelecidos.
Quando é realizado: Geralmente em adolescentes e adultos, após a erupção de todos os dentes permanentes.
Exemplos: Uso de aparelhos fixos (como brackets e fios) ou removíveis (como alinhadores transparentes), correção das posições dentárias nas maloclusões de Classe II e Classe III, tratamento com aparelhos funcionais para corrigir a posição dos maxilares, preparo ortodôntico para cirurgia ortognática, dentre outros.
Cada tipo de tratamento é planejado e executado de acordo com a idade do paciente, o estágio de desenvolvimento dentário e esquelético, e a complexidade do problema. A realização do tratamento preventivo ou interceptativo não irá evitar a necessidade do tratamento ortodôntico corretivo na dentição permanente, mas, normalmente diminuem sua complexidade e extensão.
Lembre-se, é de suma importância realizar uma avaliação com ortodontista por volta dos 4-6 anos, para detectar possíveis problemas que podem necessitar intervenção precoce.
Dra, Daniela Thys | Ortodontista Florianópolis
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Doutora e Mestre
Invisalign Doctor
Odontologia do Sono
CROSC 5923
Este conteúdo está protegido pela Lei do Direito Autoral, n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Assim, é proibida qualquer reprodução ou divulgação destas imagens e conteúdo para quaisquer fins, em qualquer meio de divulgação, sem prévia consulta ou aprovação.
Ortodontista responsável Dra. Daniela Thys - CRO SC 5923
www.dradanielathys.com.br
Comments