A Classe III Esquelética é a condição onde a mandíbula está mais à frente do que o maxilar superior. Nos dentes, pode-se observar a presença de uma mordida cruzada anterior ou compensação na inclinação dentária.
🧬 Causas da Classe III Esquelética:
Essa condição tem um forte componente genético, muitas vezes observando-se a mesma característica em familiares próximos. Pode envolver tanto o desenvolvimento excessivo da mandíbula como o crescimento insuficiente do maxilar superior.
🗓️ Idade Ideal para Tratamento:
Na Classe III, a intervenção precoce é fundamental! Quanto mais cedo for possível realizar o tratamento, maior é a resposta óssea às forças ortopédicas, permitindo uma melhor correção. Normalmente, por volta dos 5 - 6 anos de idade, as crianças têm maturidade suficiente para colaborar no uso dos aparelhos.
⚙️ Tratamento
Para o tratamento da Classe III esquelética normalmente é utilizada a máscara de protração facial associada ao expansor palatino fixo.
Em idades mais tardias, onde o desenvolvimento ósseo já está mais avançado, pode estar indicada a associação de ancoragem rígida, tais como mini-implantes ou mini-placas de ancoragem para potencializar o efeito sobre o crescimento ósseo.
Em pacientes adultos, para a correção da Classe III esquelética está indicada a associação da Ortodontia com Cirurgia Ortognática, não sendo mais possível redirecionar o crescimento ósseo com o uso de aparelhos isoladamente.
Na dúvida consulta um(a) Ortodontista. ;-)
Dra, Daniela Thys | Ortodontista Florianópolis
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Doutora e Mestre
Invisalign Doctor
Odontologia do Sono
CROSC 5923
Este conteúdo está protegido pela Lei do Direito Autoral, n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Assim, é proibida qualquer reprodução ou divulgação destas imagens e conteúdo para quaisquer fins, em qualquer meio de divulgação, sem prévia consulta ou aprovação.
Ortodontista responsável Dra. Daniela Thys - CRO SC 5923
www.dradanielathys.com.br