A impactação do incisivo central superior ocorre em uma porcentagem pequena, mas significativa da maioria das populações. É quase tão prevalente quanto os desvios de rotas de irrupção dos caninos na população em geral, porém sua etiologia é bastante diferente.
Enquanto o desvio do canino permanente superior tem um componente genético bem estabelecido, para os incisivos centrais superiores permanentes os dentes supranumerários, odontomas (tumor dentário benigno) e/ou traumas dentários parecem ser os principais fatores envolvidos na causa da impactação.
Quando verificado um atraso na irrupção de um, ou ambos os incisivos, é importante investigar. Havendo confirmação da impacção pode ser necessário uso de aparelhos ortodônticos e cirurgia para colagem do acessório de tracionamento. O não tratamento pode levar a alterações na posição e irrupção dos dentes adjacentes, além da falta do dente em questão no arco.
Dica para as famílias: um atraso de 6 meses ou mais em relação ao dente homólogo (mesmo dentre do lado oposto) é sinal de alerta, e um(a) ortodontista deve ser consultado. ;-)
Dra, Daniela Thys | Ortodontista Florianópolis
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Doutora e Mestre
Invisalign Doctor
CROSC 5923
Este conteúdo está protegido pela Lei do Direito Autoral, n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Assim, é proibida qualquer reprodução ou divulgação destas imagens e conteúdo para quaisquer fins, em qualquer meio de divulgação, sem prévia consulta ou aprovação.
Ortodontista responsável Dra. Daniela Thys - CRO SC 5923
www.dradanielathys.com.br